As cavacas de Castaínço, foram, durante muitos anos, confeccionadas essencialmente na freguesia com o mesmo nome, tendo sido levadas para a mesma freguesia, por pessoas ligadas ao Convento de Freixinho ( Séc. XVII) e foram entretanto sofrendo algumas alterações, facto que lhes conferiu um toque especial.

Na altura da Páscoa, as pessoas mais abastadas de outros sítios, as iam comprar, uma vez que foi um doce mais caro e não era em todas as mesas que se viam, à excepção de datas muito especiais como casamentos ou baptizados. Presentemente, encontram quase extintas, embora ainda exista quem as confeccione quando devidamente encomendadas.

 

 

Ingredientes:

 

Ovos

Azeite

Farinha

Sal e Açúcar

 

Modo de Preparação:

Deitam-se os ovos inteiros para um alguidar e juntam-se o azeite frio e uma pitada de sal. Bate-se esta mistura com a mão, como se estivesse amassar pão, mas sempre para o mesmo lado e em movimentos horizontais.

Este preparado está batido quando, ao levantar a mão, nãos e encontrarem os fios das claras. Começa então a amassar-se e a juntar-se a farinha peneirada.

A massa deverá ficar um pouco rija.

Amassa-se bem.

Unta-se um tabuleiro com azeite e colocam-se aí as cavacas tendidas em forma de pequenos retângulos ou redondas com um buraco no meio.

Levam-se a cozer em forno bem quente durante uns 20 minutos.

Depois de frias, pincelam-se com as claras de ovo batidas com o açúcar.

Põem-se a secar ao sol sobre carqueja ou sobre uma rede.

A sua massa é compacta, embora bastante tenra.

Fonte: Câmara Municipal de Penedono

Cavacas de Castaínço
0.00(0 votes)

Publicado Por Pratos da Região

Comentário (0)

Deixe Um Comentário