
Ingredientes:
Farinha de trigo tipo 65
Açucar
Aguardente
Fermento de Padeiro
Sal
Água
Ovos
Azeite extra virgem
Podem ser adicionados canela, erva doce, sumo de laranja, raspa de laranja
Preparação da Massa:
Dissolver o fermento de Padeiro em 200 ml de água morna, num recipiente de cerca de 1000 ml de capacidade, mexendo com a mão muito bem até se obter um preparado homogéneo.
Para um alguidar partem-se os ovos um a um e batem-se energicamente com o bater da mão, até homogeneizar completamente.
De seguida, junta-se o açúcar e envolve-se manualmente muito bem.
Ao preparado anterior junta-se o sal, a aguardente, a restante água morna (300 ml), o azeite, o fermento (previamente dissolvido) e volta-se a amassar tudo.
A estes ingrediente-base é habitual juntarem-se outros, que vairam de freguesia para freguesia e que conferem ao produto uma rica diversidade de sabores. São eles: canela, erva doce, sumo de laranja ou raspa de laranja.
De seguida junta-se a farinha, que se amassa e bate muito bem com as mãos até a massa fazer bolha.
Caso a massa esteja muito dura, deve juntar-se mais um pouco de água morna.
Por fim, chega-se a massa para o meio do alguidar e unta-se o fundo e os lados do alguidar com azeite, repetindo-se o processo do outro lado.
Deve espalhar também um pouco de azeite por cima da massa, com o objetivo de despega-la do alguidar.
Desenha-se uma cruz no na massa enquanto se diz a seguinte reza: “Nosso Senhor te acrescente, que é para dar para muita gente”.
Tapa-se o alguidar com um lençol, cobre-se e envolve-se com cobertores e umas calças de homem, devendo a massa ficar a repousar num local ligeiramente aquecido, até ficar “finta” (para isso pode colocar-se o alguidar sobre uma panela com água quente). O tempo de levedura é de 3 a 4 horas.
Quando a massa tiver finta, a cruz fica desfeita e a massa rendilhada.
No fim de levedar, vão-se moldando com a mão pequenas porções de massa em forma de espicho.
Para espichar a massa, deve-se colocar num recipiente azeite para untar as mãos, evitando que a massa se cole aos dedos.
Fitura:
Numa frigideira funda, coloca-se óleo vegetal de girassol em abundância, que deverá aquecer até atingir +/- 180º e colocam-se as porções de massa até ficarem douradas.
Fonte: Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra