As Tortas de São Martinho, têm a sua origem no Senhor António Bento, oriundo das Terras de Basto, que se fixou em Penafiel na segunda metade do Séc. XIX para aí, estabelecer um negócio de doçarias, sendo que confecionava as tortas, mas apenas na época do São Martinho, facto que levou à designação das tortas e tendo ficado associadas aos festejos de São Martinho.

Não se sabe ao certo a data nem a receita original das tortas, que já foram confecionadas com massa tenra e que presentemente, são maioritariamente feitas com massa folhada, sendo igualmente feitas em miniatura. O recheio, é salgado, e o polvilhar, é feito com açúcar e canela ao estilo de um doce. Durante a segunda metade do século XX, as Tortas de São Martinho, praticamente deixaram de ser confecionadas, sendo que a sua receita, tem vindo a ser recuperada nos últimos anos, por alguns estabelecimentos comerciais de Penafiel.

 

Ingredientes:

 

Carnes brancas e vermelhas

Azeite q.b.

Cebola q.b.

Salsa q.b.

Piri Piri q.b.

Sal q.b.

 

Modo de Preparação:

 

Para a receita, picam-se carnes brancas e vermelhas e refogam-se em azeite e cebola fininha, com salsa e temperam-se com piripíri e sal.

Deixa-se arrefecer e depois recorta-se a massa folhada ou massa tenra em forma semelhante à dos rissóis, coloca-se o recheio das carnes e leva-se ao forno.

Depois de sair do forno polvilham-se com açúcar e canela, forma muito usual em cozinha requintada do século XVIII.

 

Fonte: Turismo de Penafiel 

Tortas de São Martinho
0.00(0 votes)

Publicado Por Pratos da Região

Comentário (0)

Deixe Um Comentário