
Ingredientes:
Esta receita, remonta às tradições das zonas interiores do concelho de Cascais, correspondente às freguesias de Alcabideche e de São Domingos de Rana, continuando, presentemente, a ser um dos elementos gastronómicos mais identificadores da zona saloia do Concelho.
1 kg de farinha
4 ovos ( Deixa-se 1 gema para pincelar)
30g de manteiga
50 ml de leite
60 g de fermento de padeiro
Chá de limão e de canela ( 1 l de água, cascas de 1 limão e 2 paus de canela)
500 gr de açucar
Folhas de limoeiro
Sal.q.b.
Modo de Preparação:
Amasse metade da farinha com os ovos, metade da manteiga, o leite, o fermento e o chá.
A massa deve ficar rija e sem elasticidade, pelo que o chá, o leite e os ovos devem ser introduzidos pouco a pouco, à medida que se vai amassando, para não ficar “Papa”. Deixe a massa em repouso durante cerca de 2 horas, num local quente e seco.
Passado esse tempo, envolva a restante farinha em massa, o açúcar, a restante manteiga, raspa de dois limões. Se necessário, junte mais chá. Deixe descansar, mais de 3 horas, num local quente e seco.
Depois de levedada, corte a massa com uma faca, em pedaços, molde em forma de bolas e coloque-as num tabuleiro, em cima de folhas de limoeiro. Pincele as bolas com a gema diluída num pouco de água. Com uma tesoura, dê um corte em cruz em cada bolinha e leve ao forno pré-aquecido a 200 cº, durante cerca de 20 minutos ( até subirem e ficarem tostadas). Ainda quentes, barre os bolos com manteiga e tape-os com um pano, para não enrijarem.
Fonte: livro: Receitas de Reis e Pescadores, uma publicação da Câmara Municipal de Cascais).