As migas de chícharo integraram, desde sempre, a gastronomia do concelho de Alvaiázere. Esta leguminosa de sabor suave e versátil é cultivada em terrenos calcários como planta forrageira (circula a lenda de que os animais que a ingerissem produziam mais leite para alimentar as suas crias) ou como legume comestível. As migas são acompanhadas pela petinga que os alvaiazerenses compram geralmente no mercado semanal. No primeiro fim-de-semana de Outubro, realiza-se o Festival Gastronómico do Chícharo, realizado em Alvaiázere.

 

Ingredientes:

1kg de Petinga

½ Kg de chícharos

1 couve lombarda

1 folha de louro

Sal q.b.

200 gr. de azeitonas

1 broa cozida

4 colheres de sopa de azeite

1 folha de erva de santa maria

 

Modo de Preparação:

Demolha-se o chícharo em água e cinza, e depois, coze-se ao lume, em panela de ferro (suspensa numa corrente ou assente nas trempes).

Cortam-se as couves miudinhas, coze-se as mesmas (também em panela de ferro) e posteriormente envolve-se com o chícharo, a broa cozida no forno a lenha e regadas pelo azeite aquecido ao lume, numa bacia de barro, com louro e alho.

As migas de chícharo são acompanhadas por petingas que os alvaiazerenses compram geralmente no mercado semanal.

Depois de estripadas, fritam-se as petingas ao lume em azeite e alho para acompanharem as migas conjuntamente com as tradicionais azeitonas retalhadas e curtidas com erva de Santa Maria, alho e sal.

Fonte: Câmara Municipal de Alvaiázere

Migas de Chícharo com Petinga
0.00(0 votes)

Publicado Por Pratos da Região

Comentário (0)

Deixe Um Comentário